GRADUAÇÃO

Nutrição

O Curso

O Curso de Nutrição da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT tem um Projeto Pedagógico, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem deve ser interpretada como um caminho que possibilite ao sujeito social transformar-se e transformar seu contexto. Ela deve ser orientada pelo princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponte à resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas. Deverá, contudo, ter a investigação como eixo integrador que retroalimenta a Formação Acadêmica e a Prática do Nutricionista.

O Curso de Nutrição da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande – FNT, tem o propósito de graduar bacharéis em Nutrição, aptos a exercer a profissão de nutricionistas, com prévio registro junto ao Conselho Regional de Nutrição. Ao longo do curso, alunos e professores desenvolvem atividades em laboratórios básicos: Anatomia, Microscopia, Histologia e botânica, Microbiologia, Patologia e Imunologia; Química Geral, Inorgânica e Analítica; Bioquímica, Química orgânica e físico-química; Biofísica, fisiologia e físico-química; e os laboratórios específicos: Alimentos e Dietética; Bromatologia (Ciência dos Alimentos); Análise Sensorial de Alimentos; e Avaliação física, nutricional e fisiologia do exercício.

O Profissional

O nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve competências e responsabilidades voltadas à promoção da sadia qualidade de vida, valorizando as medidas necessárias para uma alimentação adequada e saudável em diferentes contextos e realidades. Atua, dentre outras atividades, com assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e ao nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas.

Atribui-se também aos nutricionistas uma série de atividades no campo da alimentação e nutrição, a exemplo de gerenciamento de projetos voltados ao desenvolvimento de produtos alimentícios, solicitação de exames laboratoriais e prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta e acompanhamento dietoterápico, respectivamente; realização de estudos em laboratórios para investigação dos nutrientes e das propriedades dos alimentos; atuação científica e política junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social e nutricional; elaborar e supervisionar serviços de nutrição em diversas instituições voltadas à saúde coletiva.

Principais áreas de atuação do Nutricionista Nutrição Clínica: Atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, SPAs e quando em atendimento domiciliar; Saúde Coletiva: Atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância em saúde, notadamente voltados à garantia da segurança alimentar e nutricional, com fundamento no Direito Humano à Alimentação Adequada;

Alimentação Coletiva: Atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), a exemplo de restaurantes;

Docência: Atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação, relacionadas à alimentação e à nutrição; Indústria de Alimentos: Atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição;

Nutrição em Esportes: Atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares; Marketing na área de Alimentação e Nutrição: Atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição

Mercado de trabalho

O Curso de Nutrição da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande – FNT prioriza a formação de um Bacharel consciente da realidade socioeconômica, ambiental e política brasileira, para atuar nas áreas da alimentação e nutrição, e que se apresente como um profissional com importância fundamental para: a promoção, proteção e recuperação da Saúde, prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populares e a melhoria em manutenção da qualidade de vida.

Em nosso país, além do desafio de formar profissionais capazes de intervir e de colaborar com as transformações do quadro de fome e miséria em que se encontra uma faixa da população devido às desigualdades sociais, necessitamos estar preparados para acompanhar as tendências e modificações que estão acontecendo no perfil alimentar e nutricional da população, assim como prevalência de enfermidades nutricionais.

Considerando a situação da população brasileira, que convive simultaneamente com sérias carências nutricionais e com enfermidades crônicas degenerativas decorrentes do excesso e/ou erros alimentares e nutricionais da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT pretende incentivar os alunos, desde o primeiro ano letivo, a refletir sobre o papel do nutricionista no contexto social, independente da área e/ou áreas em que forem atuar e dos desafios profissionais, notadamente contribuindo para o enfrentamento das causa e efeitos da transição epidemiológica: desnutrição versus obesidade.

A preocupação constante com a qualidade do Curso de Nutrição marca característica da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT, destaca o incentivo à organização de uma estrutura de ensino crítico que aumente as fontes de informação sobre as novas tecnologias e métodos de aplicação nas áreas onde o profissional atua.

Dessa forma, o Bacharel estará capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida. Sendo, então, um Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar/nutricional e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentam fundamentais para promoção, manutenção e recuperação da saúde/nutrição e para a prevenção de doenças de indivíduos ou coletividades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Contribuir para melhoria da qualidade de vida, norteado pelos princípios éticos e científicos, compreendendo a reflexão sobre a realidade social, integrado e comprometido com a transformação social na direção da sadia qualidade de vida e da consolidação da cidadania.

Logo, o nutricionista é um profissional com fundamentação técnica no campo da nutrição, capaz de traduzir a Ciência da Nutrição para a linguagem de mais fácil acesso ao público, orientando o comportamento alimentar dos indivíduos. É, em essência, um educador, pois todas as suas ações no campo de trabalho o fazem agente de mudança. O seu papel deve ser repensado a partir das condições de vida e trabalho da população, resgatando o aspecto da nutrição na promoção da saúde e prevenção de doenças. Sua participação na equipe multidisciplinar de saúde é essencial em atividades de vigilância sanitária, educação nutricional, controle de enfermidades infecciosas, suplementação e recuperação nutricional; além de ser capaz de discutir a estrutura sócio-política, causa da problemática nutricional.

O nutricionista está preparado para atuar em todos os níveis do sistema de saúde (federal, estadual, municipal), estabelecendo políticas de alimentação e nutrição, priorizando sempre o social.

ACESSO RÁPIDO

FALE CONOSCO

(88) 99720.7172
(88) 99224.6265
WhatsApp: (88) 99936.0146
secretaria.geral@fntserragrande.com.br

R. Teófilo Ramos, Nº 397 B, Centro - Tianguá-CE, CEP: 62.320-000