ESTÁGIO

Estágio

Coordenação

O estágio é uma ferramenta indispensável no processo de aprendizado, pois oportuniza a contextualização do ensino fazendo uma transição do “saber sobre algo” para o “saber como fazer”, trabalhando no aluno não somente as bases teóricas, mas também as relações interpessoais e o papel social da profissão.

Esta Coordenação tem como finalidade firmar parcerias para estágios obrigatórios e não-obrigatórios dos alunos da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT com fundamento na Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, zelando para que o estágio possibilite a complementação do ensino-aprendizagem visando desenvolver competências próprias da atividade profissional de forma contextualizada, fortalecendo a integração ensino-serviço e o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e social.

Estágio Supervisionado

ESTAGIOS SUPERVISIONADOS E PRÁTICA PROFISSIONAL As atividades de Estágio Supervisionado e prática profissional da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT estão fundamentadas nas resoluções do MEC, na legislação vigente, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Pedagógicos de cada Curso. Considera-se estágios, as atividades de prática profissional, social e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de trabalho vivenciadas nos espaços sócio ocupacionais, representados por órgãos de administração pública, pessoa jurídica de direito privado, instituições de ensino, sempre sob a supervisão acadêmica e de um profissional de sua área de formação.

A política de Estágios da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT reconhece esta atividade como processo indissociável na formação do estudante à medida que aproxima e fortalece as relações entre ensino, serviço e comunidade, tão importantes na formação profissional.

Estas atividades práticas articulam-se aos campos de estudo, possibilitando o estudante desenvolver o senso crítico para investigar e conquistar autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender contínua formação na sua práxis profissional. Para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem relacionado aos estágios e prática profissional, da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT possui uma Coordenação de Estágios que junto aos gestores de estágios de cada curso, com seus devidos supervisores de campo e preceptores, planejam, acompanham e avaliam estas atividades fazendo um elo entre teoria e prática e entre os estudantes e as instituições conveniadas.

É também responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de alunos estagiários.

b) Os objetivos da Política de Estágio são:

- Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso;

- Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva;

- Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos;

- Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes;

- Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários.

É obrigatória a aprovação deste para colação de grau. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.

A realização do Estágio Curricular, não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e a Faculdade Novo Tempo da Serra Grande - FNT tem o compromisso em selecionar campos de estágios que possibilitem vivências enriquecedoras, de acordo com o campo de formação, sendo vedados estágios que favoreçam a simples substituição de mão de obra profissional, sem relação com o Projeto Pedagógico do Curso, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem.

Visitas Observacionais As visitas observacionais merecem um destaque especial dentre as Atividades Complementares realizadas pelos alunos, pois possibilitam a flexibilização do Currículo, por meio de estratégias de aproximação das Práticas Administrativas, articulando-se com seu processo formativo e enriquecendo seu currículo como um todo.

Permitem ao aluno a interação da teoria vista em sala de aula com a prática de mercado nos mais diversos tipos de empresa, dentro e fora da sua comunidade. Para ocorrência destas atividades existe sempre um professor responsável pela proposição e acompanhamento desta. Este professor orientador define juntamente com a Coordenação do Curso, a quantidade de horas complementares a serem atribuídas às visitas e certificadas aos alunos participantes.

Ao professor orientador, cabe também, a elaboração do Projeto da Visita, que contempla entre outros pontos, a relação entre o propósito da visita, as atividades desenvolvidas e a representatividade destas atividades no processo de formação do aluno.

ACESSO RÁPIDO

FALE CONOSCO

(88) 99720.7172
(88) 99224.6265
WhatsApp: (88) 99936.0146
secretaria.geral@fntserragrande.com.br

R. Teófilo Ramos, Nº 397 B, Centro - Tianguá-CE, CEP: 62.320-000